No desenvolvimento da nova marca e identidade da Casa Ficus, dois conceitos fundamentais foram cuidadosamente transmitidos: a personalização de projetos e a inovação no método construtivo.
A marca, composta por seis versões distintas, comunica a ideia de projetos personalizados, refletindo a ideia de “sua casa, seu estilo”. A variação nos tipos da letra A, alterando apenas a palavra “casa” e a ordem entre elas, mantém a virtude da logo de maneira cativante.
O método construtivo ganha expressão literalmente no ponto da letra “i” e na abordagem dos elementos gráficos. O wood frame, uma técnica construtiva inovadora ainda pouco difundida no Brasil, é representado de maneira marcante e relevante. As referências à estrutura de uma casa, seja como contornos ou preenchimentos, sobreposições ou interrupções de linhas, proporcionam dinamismo e versatilidade à identidade visual.
A paleta cromática escolhida transmite elegância e conforto. O bege remete ao pinus, o verde representa áreas de reflorestamento, o vermelho traz uma sensação de aconchego, enquanto o preto confere elegância e sofisticação, características presentes nos projetos arquitetônicos da empresa.
Dessa forma, a empresa consolida sua posição como uma das pioneiras no método construtivo wood frame no Brasil. A identidade visual não apenas reflete os conceitos essenciais, mas também posiciona Casa Ficus como uma referência inovadora no cenário arquitetônico nacional.